
A lista dos vencedores da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi divulgada no site da competição. Mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas do ensino básico, fizeram a prova realizada em duas fases: a primeira em maio e, a segunda, em setembro. Nesta edição, mais de 7.500 alunos vão receber medalhas pelo desempenho.
A OBMEP é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. Criada em 2005, a competição tem objetivos de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A olimpíada é realizada pelo Impa e pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A prova da 1ª fase ocorreu no dia 21 de maio. Após a correção, realizada nas próprias escolas, 949.240 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 28 de setembro.
Nessa edição foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas. As cerimônias de premiação da Obmep 2019 ocorrerão durante 2020, em data a ser definida. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.
E alunos da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento obtiveram excelentes resultados na OBMEP/2019. Eles conquistaram 1 medalha de ouro e 3 medalhas de bronze, além das menções honrosas. Segundo o medalhista de ouro, Gabriel Carlos Silva, 14 anos e que cursa o nono ano no educandário, o desempenho na competição é creditado ao comprometimento de seus pais e professores em prol de orientações para o aprimoramento de seus conhecimentos na ciência exata. “Meus pais e professores tiveram um papel fundamental no ensino e esclarecimento das dúvidas, o que contribuiu para que eu fizesse a prova da OBMEP com tranquilidade e fosse bem. Fiquei muito feliz com o resultado”, destaca.
Para o medalhista de bronze, Vitor Rafael Pereira o incentivo dos professores foi primordial para a sequência na competição. “Acredito que as medalhas e os certificados de menção honrosa são motivo de orgulho para os profissionais e estudantes da rede municipal de ensino e de inspiração e motivação para que eles continuem participando da olimpíada”, completa.
Graziele Amâncio Teixeira, outra medalhista de bronze, se mostrou orgulhosa em ver que seu esforço valeu a pena através da participação de professores em seu aprendizado. “Fico feliz em obter esse resultado. Os professores explicaram bastante a matéria e passaram aulas em vídeos para melhoria do nosso aprendizado.
O aluno Cauan Carlos Rodrigues também foi contemplado com a medalha de bronze e reiterou que se dedicar mais, pode chegar ainda mais longe. “Agora, com o PIC que eu vou fazer quando conseguir a medalha, vou aprofundar meus estudos em matemática e vou tentar chegar ainda mais longe. E a matemática vai me ajudar a seguir além, pois pretende me dedicar a uma profissão que a utilize”, disse.
A diretora da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento, Marilda de Fátima, este resultado é fruto de um trabalho feito ao longo do tempo. “Estamos muito orgulhosos com o desempenho dos alunos. A união da família, aluno e instituição é muito importante para que haja uma segurança de aprendizado. Com o ensino de qualidade o estudante pode crescer sempre. Ficamos muito orgulhosos dos nossos alunos e queremos cada vez mais os incentivar, pois eles são a referência de Sacramento”, salientou.
Danilo Alves