Com o avanço do novo coronavírus a preocupação aumenta. Muitos se questionam o motivo do número de casos suspeitos estarem aumentando sem que haja um retorno de positivo ou negativo. Ocorre que a demanda recebida pelos laboratórios credenciados pela FUNED tem aumentado de forma exponencial.
O vice-presidente do laboratório Hermes Pardini, Alessandro Ferreira, admite a demora, mas diz que não é por falta de insumo. 🎧
O infectologista Estevão Urbano diz que um possível desabastecimento pode gerar subnotificação da doença 🎧
A FUNED informou que dada a situação de emergência em saúde pública, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19, e o aumento de demanda de análise de amostras processadas na FUNED, as equipes dos serviços de virologia estão totalmente dedicadas aos exames laboratoriais.
Já o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral diz que os kits que o governo do estado possui são suficientes para atender a demanda. 🎧
Ele explica a demora dos resultados e sobre as subnotificações. 🎧
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral ressalta o público-alvo para que seja feito esses exames. 🎧
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Saúde de Manhuaçu esclarece que amostras biológicas coletadas dos casos suspeitos / investigação, foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) que é atualmente o órgão responsável pela realização do exame para identificação do Covid-19.
A Funed informou em nota, que já foram analisadas mais de 600 amostras desde o início da realização dos exames até o dia 18/3.
As amostras chegam à Funed previamente cadastradas no Sistema GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial). A porta de entrada das amostras na Funed é o Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (Sgab), onde estas são recebidas, conferidas e encaminhadas ao laboratório responsável pela realização dos exames, o Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR).
Cabe a Funed a realização e liberação das informações laboratoriais no sistema GAL em que o solicitante e gestores da saúde pública têm acesso autorizado (unidade de atendimento solicitante, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério de Saúde, Secretaria de Estados de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde, etc.).
A divulgação de resultados e fechamento de casos é de responsabilidade dos gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Prioridade de exames
Segundo a Nota da Funed, a priorização de exames são realizadas a partir da solicitação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual. São priorizados os casos graves com internação em CTI/UTI.
Fonte: G1 Mgtv / Secretaria Comunicação Social Manhuaçu