Atenta à preocupação de doadores e da população em geral com a pandemia do coronavírus – Covid, a Fundação Hemominas vem implementando vários procedimentos para tornar mais seguros os processos relacionados à doação de sangue.
Nos últimos meses, todas as unidades da Hemominas vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como as fortes chuvas e feriados prolongados. Agora, com a pandemia do coronavírus – Covid-19 – o quadro se agravou e assegurar ao doador um ambiente controlado para que possa exercer, com mais tranquilidade a sua solidariedade, torna-se imprescindível.
“O sangue é um remédio insubstituível e não se fabrica, não se vende, não se compra. Agora, mais do que nunca é preciso doar. Os pacientes hematológicos atendidos pela Fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência” – destacou Thiara Pôncio, enfermeira do Hemonúcleo de Manhuaçu.
Com relação ao doador e pacientes, entre as medidas de higienização e prevenção, destacam-se a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.
Internamente, outras normas a serem observadas incluem: aumentar a frequência da limpeza e desinfecção dos locais com maior circulação, como bancada de portaria, bancada de cadastro, maçanetas e corrimãos; aumentar a frequência da limpeza e desinfecção de banheiros; lacrar o bico dos bebedouros, mantendo apenas a fonte que não implica contato com a boca do usuário; cartazes em todos os banheiros com orientações de como lavar as mãos. Nos setores de cadastro, onde não há vidro de separação, deverá ser mantida a distância mínima de 1 metro entre o funcionário e o doador/paciente. “A doação de sangue é um processo seguro, realizado por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de segurança” – acrescentou Thiara.
Mais do que nunca, é fundamental que as pessoas saudáveis compareçam a qualquer das unidades da Hemominas o quanto antes para doarem e assim contribuírem para manter os estoques de sangue em níveis seguros. “Quem puder doar deve agendar a data e horário da coleta. O Hemonúcleo do Hemominas de Manhuaçu atende pelos telefones 3339-3520 ou 3339- 3521. Também é possível realizar o agendamento pelo site hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP” – finalizou a enfermeira.
Klayrton de Souza com informações da Fundação Hemominas