CidadeDestaque

É o último fim de semana do outono; Inverno tem início na próxima segunda-feira

O solstício de inverno no Hemisfério Sul acontece à 00h32 do dia 21 de junho – próxima segunda-feira -, e se estende até 16h21 de 22 de setembro, quando terá início a primavera. A data e horário do início e fim das estações do ano é definida por cálculos astronômicos e não pela Meteorologia. Nem sempre as alterações características do padrão climático de cada estação coincidem com a mudança astronômica de uma estação para outra. Assim, dizer que o inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho, não significa que grandes e fortes ondas de frio vão dominar o país nas próximas semanas.

Características do inverno

Para a Região Sudeste, na qual Manhuaçu está inserida, o inverno significa a acentuação do padrão seco que teve início no outono. A grande quantidade de dias com pouca nebulosidade é responsável por noites com baixa temperatura e altas taxas de evaporação, o que intensifica a perda de umidade no solo e consequentemente colabora com o cenário propício ao alastramento de fogo das queimadas.

Algumas frentes frias especiais, mas que ocorrem poucas vezes ao longo do inverno, são capazes de produzir chuva em pequenas áreas pelo interior do Sudeste e em locais do Centro-Oeste. Eventuais episódios de geada são observados em quase todos os invernos em áreas do sul de Mato Grosso do Sul, oeste, sul e leste de São Paulo, no Sul de Minas e nas regiões serranas no Sul do Rio De Janeiro. Dias com mar agitado e ressaca são comuns no litoral do Sudeste durante o inverno.

El Niño/La Niña

O fenômeno ENOS, abreviatura para El Niño/La Niña – Oscilação Sul, importante modulador do regime de chuva sobre o Brasil, atualmente se encontra em neutralidade, de acordo com a agência norte-americana NOAA – Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Esse cenário deve permanecer até o início da próxima primavera. A fase neutra do ENOS não influencia o Clima brasileiro.

Previsão para a região Sudeste

Assim como em 2020, o inverno de 2021 tende a ser mais quente que a média no Sudeste do país. Apesar disso, algumas massas de ar frio são esperadas ao longo da estação, derrubando a temperatura especialmente entre SP e o Sul de Minas. São esperados dias de sol forte e temperatura alta para a época do ano intercalados com entradas de massas de ar polar. O frio não deve ser persistente e logo o sol volta a aparecer. É o período seco na maior parte da região e a chuva ainda deve ficar abaixo da média.

Danilo Alves – Com informações do Climatempo

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo