
Na manhã desta terça-feira, 20, a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, através da 8ª Delegacia Regional-Ibatiba/ES, autuou em flagrante um homemde 48 anos, após ele ter sido capturado por policiais militares, na condução do veículo VW/GOL, o qual havia sido furtado poucas horas antes, no centro da cidade de Manhuaçu/MG.
A ação foi executada em duas vertentes, sendo a primeira pela integração entre a PMMG e PMES, logo em seguida à subtração do veículo em solo mineiro, o que foi comunicado aos policiais capixabas, os quais patrulharam com as atenções voltadas para a localização do veículo. Após ser localizado e receber ordem de parada pelos policiais, o criminoso desobedeceu e iniciou fuga motorizada pelas vias urbanas, gerando grande risco à incolumidade de pessoas e bens públicos e privados.
Durante a fuga o criminoso passou sobre o canteiro da via e estourou um pneu do veículo. Em seguida, ele ainda desembarcou e seguiu a fuga a pé, mas foi alcançado pelos policiais militares.
Após a apresentação do conduzido na Delegacia de Polícia Civil, verificou-se que o criminoso estava declarando falsamente sua qualificação e, à partir de então, através de levantamentos integrados de inteligência entre PCES, PCMG e PMMG, a verdadeira identidade do criminoso foi descoberta e, juntamente com ela, uma vasta ficha de antecedentes criminais em ambos os Estados da federação, sobretudo pela prática de crimes contra o patrimônio.
“O fluxo rápido de informações entre as forças policiais mineiras e capixabas possibilitaram a configuração de situação flagrancial, o que nos permitiu a autuação do conduzido em flagrante delito de furto qualificado do veículo automotor, visto que os elementos informativos foram suficientes para cumprir os requisitos legais para a autuação em flagrante, ainda que o crime tenha ocorrido em território de outro Estado.”, informou o delegado que presidiu o Auto de Prisão em Flagrante Delito, Dr. Bruno Alves Rodrigues, respondendo pela Chefia da 8ª DR/Ibatiba/ES.
Além da autuação por furto qualificado, o indivíduo também responderá pelos crimes de desobediência, resistência e direção perigosa de veículo automotor. Somadas as penas destes crimes podem chegar a doze anos de reclusão.
O autuado foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana/ES, onde passará por audiência de custódia.
O proprietário do veículo subtraído esteve nesta quarta-feira, 21, na Delegacia de Polícia Civil de Ibatiba/ES e, após as formalidades legais teve seu bem devidamente restituído.
Com informações da Polícia Civil do Espírito Santo