CidadeDestaque

ONG Pró Rio Manhuaçu busca implantar sistema para prevenção de enchentes

A ONG Pró Rio Manhuaçu tenta novamente implantar o Sistema de Alertas e Contingenciamento de Enchentes proposto ao município em 2008 a partir dos trabalhos técnicos do Professor Nilo de Oliveira Nascimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O referido sistema não impedirá a ocorrência de alagamentos nas residências e comércios, mas pode proporcionar avisos precisos sobre a possibilidade de que isso ocorra.

O mecanismo pode permitir também a evacuação da área ribeirinha com antecedência e a preparação prévia das autoridades municipais a lidar com todo o caos causado pelas enchentes. Além de serem informações reais e oficiais a evitar a disseminação de Fake News a atordoarem a população ribeirinha. “Entendemos o momento delicado pelo qual passamos pela experiencia com a Covid-19, mas também entendemos que o sistema evitará mais sofrimentos caso ocorra novamente uma enchente nos meses chuvosos”, afirma um dos vice-diretores da ONG, Dr. Keller Filgueiras.

Funcionamento

O método conhecido como Sistema de Alerta de Enchentes permitirá um acompanhamento durante todo o ano a controlar os níveis do Rio Manhuaçu pelo seu monitoramento por 24 horas por dia. Utiliza estações pluviométricas na região à montante do perímetro urbano, acima da cidade, até Luisburgo e São João. É automatizado e pelas leituras dessas estações e comparação pelo software com a realidade no perímetro urbano permite avaliar com previsão estatística a possibilidade de ocorrência de enchentes em todos os momentos. Desde o provável início até toda a evolução no aumento gradual dos níveis de água. Dessa forma, o Sistema permite a preparação dos órgãos de Defesa Civil como o Poder Executivo e suas Secretarias e Departamentos envolvidos no tema, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para que possam se organizar com antecedência para as demandas e organização da cidade diante das inundações como o momento certo de avisar à população sobre o risco de ocorrência de enchentes, organização do fluxo de veículos, locais para atendimentos na área da saúde, dentre outros. Além é claro de possibilitar à população ribeirinha, residências e comércios, a saída de seus imóveis com antecedência de 05 a 10 horas antes de acontecerem os alagamentos além de possibilitar a disseminação de notícias sem fundamentação técnica ou Fake News que apavoram toda a população naqueles momentos.

Orçamento

A conclusão a que se chegou em um evento realizado no dia 12, no qual a ONG Pró Rio Manhuaçu esteve reunida com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em Belo Horizonte, é de que não há recursos financeiros do Estado de Minas para a implantação do referido Sistema de Prevenção orçado em R$ 395.000 segundo o Prof. Nilo. A opção apresentada pelo Executivo Estadual foi de que mesmo para o Sistema de Prevenção, Alerta e Contingenciamento de enchentes na cidade de Manhuaçu, resta-nos conseguir recursos financeiros via emendas parlamentares com nossos Deputados Federais e Estaduais.
“Precisaremos de nossos Deputados Federais e outros Estaduais a somar aos nossos esforços para conseguirmos, no mínimo, diminuir os sofrimentos nossos com a implantação do Sistema de Alerta de Enchentes”, enfatizou Dr. Keller Filgueiras.

Danilo Alves – Com informações da ONG Pró Rio Manhuaçu

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo