A data de 18 de maio é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é um importante momento para lembrar da constante luta contra a violência. Em Manhuaçu, várias entidades se uniram para montar uma programação alusiva à data. A mobilização – realizada nesta quarta-feira, ocorreu no centro da cidade e contou com atividades de conscientização sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Sobre o Dia 18 de Maio
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o País. Aos 8 anos, Araceli Cabrera Crespo foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, em Vitória, no dia 18 de maio de 1973. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, dias depois de desaparecer.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País por meio da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A data busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Danilo Alves – Tribuna do Leste