A elaboração e aplicação de Projetos Pedagógicos tem sido uma prática comum nas escolas para ajudar no fortalecimento do aprendizado dos alunos. Algumas iniciativas, em forma de competição, envolvem os alunos, que aprendem com mais facilidade, de forma lúdica.
Esse é o caso do projeto Soletrando, desenvolvido pela Escola Municipal do Bairro São Jorge. Mais que um jogo, a atividade lúdica saudável e prazerosa mobilizou os estudantes, familiares e toda a escola durante o primeiro semestre deste ano, com alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A iniciativa contou com a parceria de pais, professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação. Dos 250 alunos atendidos, 77 participaram do soletrando, do 1º ao 3º ano. Durante várias semanas e fases os alunos se envolveram na competição, que teve o objetivo de fortalecer a alfabetização, o vocabulário, significado das palavras e melhorar a ortografia.
A organizadora da competição, a auxiliar de biblioteca Mônica Maria de Oliveira, destacou que a competição premiou as turmas do 1º e do 2º ano. Na turma do 3º ano D foram premiados os alunos Nicolas em primeiro lugar, Gabrielly em segundo e Rafael em terceiro.
A diretora da Escola Municipal São Jorge, Dorca Isabel Mendes Siqueira e a vice-diretora, Maria do Carmo Gomes Dutra, destacaram que os projetos pedagógicos são importantes no aprendizado dos alunos e o Soletrando contou com o envolvimento também de pais. Pedagogas da Secretaria de Educação do Município atuaram como juradas no projeto.