Nesta terça-feira (15), a Energisa Minas Rio promoveu o 4º seminário “Juntos em Período de Contingência”, reunindo profissionais da imprensa e a diretoria da empresa para uma conversa sobre o tema. Durante o evento, a imprensa teve a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com os dirigentes da Energisa.
O monitoramento climático é o pilar central do plano de contingência da Energisa. Esse monitoramento envolve predição, gestão e revisão das condições meteorológicas, o que permite à empresa estar preparada para enfrentar fenômenos severos, como enchentes, calor intenso, temporais e descargas atmosféricas (raios), garantindo uma resposta rápida e eficiente para minimizar os impactos sobre os consumidores.
O diretor Técnico e Comercial da Energisa Minas Rio, Rodolfo Pinheiro, detalhou o plano de contingência da empresa, destacando os investimentos feitos para garantir sua eficácia. Segundo Pinheiro, a empresa tem direcionado recursos significativos para assegurar que as ações preventivas e corretivas sejam implementadas com sucesso, sobretudo em momentos de maior demanda.
Já o diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani, ressaltou a importância do trabalho contínuo da companhia para garantir que o plano de contingência seja realmente efetivo. Ele frisou que a empresa está empenhada em desenvolver estratégias robustas para enfrentar os desafios impostos por eventos climáticos extremos.
Desde 2015, os Planos de Contingência das distribuidoras do Grupo Energisa são padronizados em suas diretrizes e adaptados à realidade de cada unidade.
No entanto, diante do cenário desafiador dos últimos anos, especialmente em 2023, o grupo iniciou o ano com um intenso processo de sofisticação do Plano de Contingência, ampliando sua abrangência para estar preparado para a complexidade dos eventos climáticos extremos. Essa mudança também reflete o modelo de Ecossistema de Comunicação 360° adotado pelo Grupo em 2021.
Ana Flávia Domingos