Radio AM710Radio FMSaúde

Dia “D”: ESFs de Manhuaçu abrem neste sábado para vacinação contra gripe

Para proteger o grupo de risco, acontece hoje, sábado (13) o Dia “D”, de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e, se possível, o cartão de vacina.

O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde é formado por pessoas idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da área da saúde e professores da rede pública e particular, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais como indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar à morte, especialmente indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Em 2015, o número de pessoas vacinadas foi de 615 mil. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

Procura por vacinas contra a gripe ainda é baixa em Minas Gerais

A 20 dias de terminar a campanha de vacinação contra a gripe, a procura pela imunização ainda é considerada baixa nas Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até esta quinta-feira,04/05, foram aplicadas 1.024.297 doses da vacina em todo o Estado, o que corresponde a pouco mais de 24,6% do público prioritário. A meta é imunizar 90% do público-alvo até 26 de maio, quando termina a campanha. A estimativa é de 5,5 milhões de pessoas vacinadas.

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo