Centro Estadual de Atenção Especializado é referência regional

Localizado no Bairro Bom Pastor, o Centro Estadual de Atenção Especializado (CEAE) busca a cada dia o aprimoramento, para oferecer um atendimento diferenciado à saúde da mulher e da criança dos 23 municípios que compõem a microrregião, num total de aproximadamente 350 mil habitantes.
Os principais objetivos deste serviço consistem em contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil, por meio de uma ação integral e especializada à saúde, ofertando atenção integral à saúde da criança de risco. Também contribui para a redução das complicações à saúde de gestantes de risco em todo o ciclo gravídico-puerperal e de recém-nascido de risco, a fim de reduzir a morbimortalidade por câncer de mama e do colo de útero. O Centro Especializado também atende crianças, que são vítimas de abuso sexual.
Funcionando desde 2010, o Centro Especializado tem sido uma referência na dinâmica do atendimento, na pontualidade e no direcionamento de quem precisa do serviço dos profissionais. Médicos, psicólogos e técnicos de enfermagem atendem e possibilitam que as pessoas saiam com o diagnóstico.
De acordo com o coordenador do Centro Estadual de Atenção Especializado (CEAE), Sebastião Braga de Souza, a Unidade é muito bem estruturada para que toda a região seja bem atendida. Todos os profissionais têm a mesma responsabilidade e o compromisso a garantir um atendimento de excelência, obedecendo um cronograma.
Existe também a chamada “carteira de serviço” imposta pelo Estado, para que a cada dia, o Centro Estadual de Atenção Especializado tenha sua abrangência, o reconhecimento da população, que busca os serviços oferecidos no Centro Especializado. “Podemos afirmar que Manhuaçu possui um dos melhores centros, com equipamentos sofisticados, equipe multidisciplinar excelente e atendimento diferenciado “, cita o coordenador.
A secretária de saúde, Karina Gama dos Santos Sales, destaca que esta unidade desenvolve um excelente trabalho, inclusive tendo o reconhecimento do Estado, remete esta conquista aos profissionais que ali atuam e também ao investimento de recursos necessários pelo governo municipal. “A aquisição deste equipamento é uma conquista. Iremos também reformar toda unidade ainda este ano, para que esta infraestrutura ofereça todo o conforto que a população precisa” ressalta a secretária, Karina Gama dos Santos Sales.
Equipamento garante qualidade
Para garantir o bom resultado no trabalho, o Centro Estadual de Atenção Especializado recebeu essa semana um novo equipamento. O foco cirúrgico (Foco de Teto) substituiu o existente, para proporcionar mais facilidade ao profissional durante o procedimento. O novo foco cirúrgico é moderno, LED, com tecnologia avançada que vai possibilitar a pontualidade no serviço.
O coordenador da Unidade conta que, todos os equipamentos que integram o Centro Especializado garantem resultados com exatidão, além da dedicação de cada profissional que zela pelo bem estar do paciente. Sebastião Braga de Souza ressalta que, o CEAE se propõe ofertar serviços de atenção especializado ambulatorial à saúde, destinados a gestantes e crianças de riscos. “Torna-se importante que a sociedade saiba que Manhuaçu dispõe de uma estrutura invejável, para atender os 23 municípios da microrregião. Aqui todos trabalham determinados, para ajudar aqueles que precisam”, detalha Sebastião Braga.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste