Bombeiros de Manhuaçu atuam em incêndio próximo ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro

Na tarde dessa terça-feira (16), militares da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu, que estavam no município de Pedra Bonita para a formação de uma brigada florestal, foram acionados após o avistamento de uma grande linha de incêndio na zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
No local, verificou-se uma frente de aproximadamente 500 metros de extensão, que avançava sobre área de vegetação e ameaçava atingir a unidade de conservação. As equipes atuaram prontamente no combate, conseguindo conter a propagação das chamas, que não chegaram a atingir o interior do parque.

Segundo relatos de testemunhas, o incêndio teria sido provocado de forma intencional, após pessoas atearem fogo para limpeza de terreno. A Polícia Militar foi acionada para identificação dos responsáveis e adoção das providências cabíveis.
O Corpo de Bombeiros reforça que provocar incêndios é crime e pode trazer graves consequências ambientais, especialmente em áreas de preservação como o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que abriga espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo animais ameaçados de extinção, como o muriqui-do-norte, além de ser um importante refúgio de nascentes e biodiversidade.
Em caso de emergência, ligue 193.